Em regra geral é facultado as empresas alterar o regime de enquadramento tributário durante a competência Janeiro de cada ano, a escolha do regime poderá ser Simples Nacional, Lucro Presumido, ou Lucro Real. Há ainda o menos convencional que o Lucro arbitrado, regime imposto por autoridade fiscal ou utilizada pelo contribuinte como auto arbitramento, quando a empresa é tributada pelo lucro real, contudo sua escrituração contábil não permite que seu lucro seja determinado com confiabilidade para calcular o IRPJ e CSLL.
A escolha do regime tributário correto é de extrema importância pois efeitos perduram por todo ano calendário, além disso causam reflexos diretos nos tributos a serem recolhidos pela empresa afetando a área fiscal, e até de pessoal no que tange a de encargos trabalhistas.
Visando a saúde financeira e segurança jurídica é necessário que o empresário tenha uma Contabilidade eficiente para realizar este estudo anual, pois os resultados se refletem diretamente na carga tributária, e neste processo elementos são essenciais como a técnica e compreensão da legislação federal, estadual e municipal.
Como tratamos este processo na Versloc?
Em meados da segunda quinzena de setembro passamos a ter elementos suficientes de relacionados a despesa e receita de forma que possamos fazer uma projeção até o final do ano calendário, que irá fundamentar uma análise de possível mudança de enquadramento tributário para o ano seguinte visando economia tributária.
A maior vantagem de um planejamento tributário se dá pela economia tributária, sendo que indicadores dos tributos mal calculados podem ocasionar a longo prazo a inviabilidade do negócio, ou até mesmo em alguns casos se reflete na falta de conformidade fiscal, como exemplo destaques e retenções incorretas dos tributos que podem ocasionar fiscalizações e multas.
Destacamos que clientes constituídos com auxílio de outro profissional que passaram a trabalhar conosco geralmente estão em regime indevido, devido a isto em algumas vezes apuramos que há possibilidade de reaver créditos tributários.
Em nosso trabalho evidenciamos casos de sucesso não apenas com a satisfação do cliente, mas com o levantamento de créditos tributários consideráveis que caso não apurados poderiam ser perdidos na configuração de uma prescrição.
Você ainda não cliente Verlosc, desconfia que esteja pagando mais tributos do que deve? Sua percepção pode estar certa, neste caso entre em contato conosco no setor de consultoria para um orçamento gratuito.
Commenti