top of page
  • Foto do escritorLeonardo Oliveira

Informobi abr/mar 2024: IPVA 2024 pode ser parcelado em Minas Gerais


O IPVA de 2024 em atraso já está disponível para ser dividido em prestações em Minas Gerais. Possuidores de veículos que não conseguiram pagar o imposto dentro do prazo têm a chance de parcelar o débito em até 12 vezes, desde a última segunda-feira (22/4).

O não pagamento do IPVA pode resultar na inscrição do débito em dívida ativa e no encaminhamento para protesto em cartório. Além disso, ocorre impossibilidade de obter o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), emitido pela autoridade de trânsito.

O período normal para quitação do IPVA terminou em março é importante que os contribuintes em atraso busquem regularizar a situação o mais rápido possível para evitar acúmulo de encargos e possíveis penalidades administrativas.

O parcelamento pode ser simulado no site da SEF. Basta acessar a opção IPVA no menu principal e, em seguida, selecionar Parcelamento. O sistema calcula automaticamente os juros e multas pelo atraso.

Após simular o parcelamento é necessário pagar o documento de arrecadação referente a parcela de entrada para efetivar o parcelamento, posteriormente deve-se lembrar de emitir e quitar as próximas parcelas, com vencimento no penúltimo dia útil do mês.

O valor mínimo das parcelas é de R$ 200. Débitos inferiores a R$ 400 não podem ser parcelados.

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page