Produtividade é o conceito-chave para um gestor de frotas, e fazer uma boa gestão de tempo é muito importante. Quem trabalha com isso sabe que foco e organização são os grandes aliados de uma gestão de tempo.
Ainda, se organizar diariamente pode ser uma tarefa difícil, já que o processo demanda disciplina e ajustes. Por isso, para que possíveis imprevistos possam ser calculados em um cronograma mantendo ainda o tempo do gestor otimizado, esse método deve entrar em ação.
Continue a leitura e saiba como expandir a sua produtividade como gestor através da gestão de tempo!
Primeiros passos para dar início a gestão de tempo
Planejamento
Durante o planejamento é importante que você contabilize um número de horas previsto para erros ou acidentes que possam acontecer. Portanto, é relevante entender que todos estamos dispostos a ter problemas que podem afetar a rotina e sua produtividade.
Executar os métodos da gestão de tempo
Ao falarmos sobre gestão tempo, estamos falando consequentemente sobre produtividade.
Portanto, nessa situação, existem métodos muito conhecidos e muito eficazes. Continue a leitura e conheça alguns deles.
- GTD (Getting Things Done)
O método GTD tem como principal objetivo liberar a mente do estresse para possibilitar que uma cabeça mais “livre” esteja pronta para a produtividade.
Sua ideia é registrar as preocupações por escrita, por áudio ou de forma digitalizada. Dessa forma você estará “limpando” a sua mente. Para que isso aconteça, é necessário seguir 5 passos: coleção, processamento, organização, execução e revisão periódica.
Ter listas regulares do que fazer e respeitar o passo a passo pode fazer com que os processos sejam otimizados.
- Pomodoro
O método pomodoro nada mais é que utilizar um cronômetro que divide o trabalho em curtos períodos de 25 minutos, separados por intervalos de 5 ou 10 minutos. Criado nos anos 80, o pomodoro defende a ideia de que intervalos frequentes durante uma atividade podem aumentar a agilidade.
O perfeito se tornou inimigo do feito
Um excelente gestor de frotas precisa ser dinâmico e não se apegar muito com relação a perfeição. Faça um trabalho bem-feito, dessa forma ele é suficiente. O perfeito muitas vezes nos faz ficar presos a pequenos detalhes e não permite que o trabalho avance.
Tenha tempo para as redes sociais
Em primeiro lugar, usar as redes sociais de forma abusiva pode torná-lo um vilão no seu dia a dia. Por isso, é importante tirar uma hora do dia para isso. Ainda, saiba que usar o Whatsapp fora do profissional faz com que ele faça parte da lista das redes sociais que devem ser acessadas no momento certo.
Esteja atento à procrastinação
Ordem é a palavra para que um planejamento de tempo possa dar certo. Mas esteja atento quanto à procrastinação.
Converse consigo e entenda o motivo de não estar conseguindo desempenhar certas atividades.
Se a ausência de foco for a resposta, existem atividades que podem ser feitas antes de começar o dia e que são muito úteis. Ainda, essas mesmas atividades não demandam tempo e podem ser uma boa alternativa para ter um dia mais produtivo.
Não se esqueça do autocuidado
O seu corpo é a sua ferramenta de trabalho, se ele não estiver bem, provavelmente o trabalho também não vai estar. Sendo assim, o autocuidado também é uma ferramenta de produtividade e um método que é necessário gerir o tempo.
Portanto, uma boa dica é tirar alguns minutos do dia para tomar sol. A falta de vitamina D faz as pessoas se sentirem cansadas e tristes. Faça o que você pode controlar, pois existem momentos em que o seu trabalho depende de outras pessoas para que ele avance.
Se existe algo onde não é possível resolver no momento, foque em atividades que você tem total controle. Agora que você já tem todas as dicas sobre esse método, não deixe de utilizá-las no dia a dia do seu negócio.
Se ainda tiver dúvidas sobre como gerir e como tomar decisões mais assertivas nesse mercado, fale com um de nossos especialistas!
Comments